O Futuro do Homem com o Urolift System – Impactos tecnológicos
O UroLift System é um procedimento minimamente invasivo, indicado para tratamento da Hiperplasia Benigna de Próstata( HPB), uma condição que pode causar sintomas urinários, como jato urinário fraco, aumento da frequência urinária entre outros. Foi desenvolvido pela NeoTract, uma empresa de dispositivos médicos com sede na Califórnia e adquirida pela TELEFLEX, sendo aprovado pela primeira vez pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em 2013. No Brasil, a ANVISA liberou em 2016, entretanto somente em meados de 2021 foram realizadas as primeiras cirurgias no Brasil a nível hospitalar. O primeiro procedimento realizado em Setup ambulatorial no Brasil, foi executado pelo Dr. Fabio Sant Anna na Uroclínica Santa Catarina, em Balneário Camboriú, outubro de 2021.
Esse procedimento é classificado como uma MIST (Minimally Invasive Surgical Threrapies) e envolve o uso de pequenos implantes que são colocados na próstata para levantar e manter o tecido aumentado fora do caminho, reduzindo assim a pressão na uretra e melhorando o fluxo de urina. O procedimento, geralmente é realizado sob anestesia local e sedação ou anestesia geral, e os pacientes podem ir para casa no mesmo dia.
O UroLift pode ser uma opção de tratamento para homens com HPB que desejam evitar ou não podem usar medicações para a próstata, ou para aqueles que preferem evitar cirurgias mais invasivas, como a ressecção transuretral da próstata (RTU) ou a prostatectomia. Existem inúmeras vantagens sobre os tratamentos tradicionais para HBP, como medicação ou cirurgia, sendo um procedimento minimamente invasivo que não envolve corte ou remoção do tecido da próstata e não tem os efeitos colaterais sexuais associados a outros tratamentos.
A recuperação após o procedimento de UroLift é geralmente mais rápida do que com outras opções de tratamento para a hiperplasia prostática benigna (HPB). A maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais no dia seguinte ao procedimento. Os pacientes podem experimentar algum desconforto ou dor nos primeiros dias após o procedimento, mas geralmente podem controlar esses sintomas com medicamentos prescritos pelo médico. Também é comum que os pacientes tenham um pouco de sangue na urina por alguns dias após o procedimento. É importante beber bastante água para ajudar a reduzir a irritação na bexiga e ajudar a eliminar o sangue na urina.
A durabilidade dos implantes (grampos) do UroLift tem sido objeto de estudos clínicos e os resultados indicam que a melhora dos sintomas urinários é duradoura. Em um estudo de acompanhamento de cinco anos, mais de 80% dos pacientes tratados com UroLift relataram uma melhora significativa nos sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e qualidade de vida relacionada à saúde.
Os estudos também indicam que a eficácia do UroLift é comparável a outras opções de tratamento para a HPB, como a ressecção transuretral da próstata (RTUP) e a terapia com medicamentos. É importante notar que a durabilidade do UroLift pode variar de pessoa para pessoa e dependerá de vários fatores, como a gravidade dos sintomas, a idade do paciente e outros fatores de saúde.
Como acontece com qualquer procedimento médico, o UroLift pode não ser adequado para todos os pacientes, portanto, é importante lembrar que apenas um médico qualificado pode determinar se o UroLift é apropriado para o paciente em questão e avaliar os riscos e benefícios de diferentes opções de tratamento.